quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral completa 56 anos

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE) está completando 56 anos de funcionamento. Criado em 8 de agosto de 1961, através da lei n° 88, e sancionada pelo prefeito padre José Palhano de Saboia, a autarquia municipal hoje é vinculada à Secretaria de Obras, Mobilidade e Serviços Públicos e está, atualmente, em processo de melhoramento de sua estrutura e oferta de serviços.

O SAAE atende diretamente a sede do município, sete distritos e diversas localidades. A taxa de cobertura de água na sede é de 99% e de esgotamento sanitário, 70,8%.  No aniversário de 56 anos, estão em andamento algumas melhorias na infraestrutura. Na próxima semana, com previsão para o dia 18 de agosto, estará em operação a nova adutora Jaibaras – Estação de Tratamento de Água (ETA) Sumaré, com uma extensão de 18 mil e 800 metros, com investimento de cerca de R$ 9 milhões, recursos do Ministério das Cidades.

Outra conquista importante é a construção de uma ETA convencional no bairro Dom Expedito, com 70% dos trabalhos concluídos, também com apoio do Ministério das Cidades. O novo equipamento terá capacidade de 100 litros de água/segundo.

Além disso, o SAAE está viabilizando junto ao Banco do Nordeste (BNB) outra ETA, em fibra de vidro, ao lado da ETA Sumaré, com capacidade de 200 litros de água/segundo.

Aplicativo
A população sobralense passa a contar com um canal de interatividade e acesso à informação, com o aplicativo SAAE Sobral (AQUI), disponível para todas as plataformas Android e, em breve, para Iphone e Ipad.

O usuário pode informar vazamentos de água e esgoto; tirar dúvidas sobre serviços ofertados pelo SAAE; receber comunicados; consultar segunda via, histórico de consumo e pagamento, através da Agência Virtual. Também está sendo lançado o novo site do SAAE, importante ferramenta de comunicação da instituição.