sábado, 1 de julho de 2017

Secretário da Saúde participa de reunião com supervisores dos Agentes de Combate a Endemias

Nessa sexta-feira (30/06), o secretário da Saúde, Gerardo Cristino, se reuniu com os supervisores dos Agentes de Combate a Endemias, no Centro de Controle de Zoonoses de Sobral, para falar sobre os seis critérios do Termo de Compromisso assinado pelo governador Camilo Santana e pelo secretário da Saúde do Estado, Henrique Javi, para incentivo aos municípios no combate as arbovirores.

Durante a reunião, Gerardo Cristino, falou da importância de aderir ao termo de compromisso no combate as arboviroses. “Esse termo é muito importante para o município, pois quem conseguir atingir os seis critérios, até dezembro desse ano, participará do rateio do incentivo de 10 milhões de reais, instituído pelo Governo do Ceará para investimento em ações de combate ao Aedes aegypti”, frisou.

Entre os critérios estão à instituição do comitê municipal de combate ao mosquito, cobertura mínima da visita domiciliar de 80% dos imóveis do município nos ciclos 4, 5 e 6 e apresentar até dezembro deste ano o Plano Municipal de Ação de Vigilância e Controle das Arboviroses para 2018. Salienta-se que o município já desenvolve as ações que abrangem esses critérios.

A campanha Todos Contra o Mosquito desenvolve ações permanentes com o objetivo de reduzir focos do Aedes. O Estado também conta com o Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Zika e Chikungunya, criado em 2015, pelo governador.