sexta-feira, 7 de julho de 2017

NASF comemora 9 anos de implantação em Sobral

Criado em 24 de janeiro de 2008, pelo Ministério da Saúde, através da Portaria GM Nº 154, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) tem como objetivo trabalhar em conjunto com a Estratégia Saúde da Família (ESF) para intensificar o atendimento na atenção básica.

Em Sobral, a Secretaria da Saúde, por meio dos Centros de Saúde da Família (CSF), disponibiliza a população sobralense, equipes multiprofissionais através do NASF, que amplia a abrangência, a resolutividade, a territorialização e a regionalização da Atenção Primária à Saúde (APS).

“O NASF desenvolve um trabalho compartilhado e colaborativo em duas dimensões: clínico-assistencial, que é a ação clínica direta com os usuários e técnico-pedagógica com ação de apoio educativo com e para a equipe. Essas duas dimensões podem e devem se misturar nos diversos momentos dentro da ESF”, afirmou Karla Mara de Oliveira, gerente do NASF Sobral.

Atualmente Sobral conta com seis equipes do NASF, todas de modalidade tipo 1, onde cada equipe conta com sete categorias de profissionais. A coordenação das atividades dessas equipe é de responsabilidade compartilhada entre os gerentes dos CSF e a gerente do NASF.