quinta-feira, 13 de julho de 2017

Leônidas Cristino presta homenagem a Sobral pelo aniversário de 244 anos.

Sobral preserva a tradição e mantém a capacidade de se renovar. A criatividade e o espírito de civilização das famílias pioneiras que povoaram essas margens do rio Acaraú constituíram a base para a formação do município que chega aos 244 anos. A luta de muitas gerações ao longo do tempo resulta numa comunidade vitoriosa diante dos desafios do tempo, do clima e da geografia local.

Existe melhor emblema da história desse povo do que ser o município que oferece o melhor índice de qualidade da Educação no País no Ensino Fundamental? Sobral é hoje um laboratório de experiências inovadoras na Educação, como disse o ex-ministro Mangabeira Unger, professor da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, quando visitou o município. É modelo para o País também na Saúde, reconhecido por institutos nacionais de pesquisa.

Apesar da crise nacional, política e econômica, temos o município organizado com planejamento e políticas públicas na área social para enfrentar o período que o Brasil atravessa. São notáveis os avanços da Educação, Saúde, Infraestrutura (saneamento, drenagem, abastecimento de água), Cultura, Urbanização, Habitação e preservação do Centro Histórico.

Com a Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Instituto Federal do Ceará de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) e Faculdades privadas, Sobral se consolida como cidade universitária e polo regional, uma economia forte, com vida social e noturna ativa.

Tenho a especial alegria de participar, como cidadão, da construção desse processo histórico de Sobral. Guardo com enlevo a elevada honra de ter contribuído diretamente para essa evolução na condição de prefeito municipal por dois mandatos consecutivos e exercer atualmente, como seu representante no Congresso Nacional, o terceiro mandato de deputado federal.

A expressão da autoestima dos nossos conterrâneos sobralenses, fortalecida pelo amor à cidade e o compromisso inarredável das suas lideranças, sinaliza que continuam os avanços no caminho da melhor qualidade de vida, e novas conquistas estão por vir.

Muito obrigado!

Leônidas Cristino
Deputado Federal (PDT-CE)