terça-feira, 4 de julho de 2017

César Barreto lança livro sobre o Padre Palhano em Sobral

O escritor, engenheiro civil e atual superintendente adjunto do DER, César Barreto lançou no último sábado, 1º de julho, no Becco do Cotovelo, no programa Show do Ivan Frota, o livro ‘Padre Palhano: Santo, Semideus ou Cavalheiro do Apocalipse?’. A obra é mais uma parceria com seu primo, Saulo Barreto Lima, e o lançamento fez parte da abertura da programação de aniversário dos 244 anos de Sobral,.

Durante o evento, César Barreto entregou o troféu Poeta do Becco do Cotovelo, iniciativa do show do radialista Ivan Frota e da Revista Alternativa, ao ex-deputado federal Mauro Benevides, ao radialista Fernando Solon, escritor Francisco Assis Arruda, empresário José Ribamar Ponte e ao presidente da Câmara de Vereadores de Fortaleza, Salmito Filho.

O evento foi dos mais concorridos e contou com as presenças do ex-governador Cid Gomes, do prefeito de Sobral Ivo Gomes, dos deputados federais Leônidas Cristino, Aníbal Gomes e Raimundo Gomes de Matos; dos deputados estaduais Carlos Matos e Duquinha; dos prefeitos Osvaldo Neto (Reriutaba), Tomás Figueiredo (Santa Quitéria), Laís Nunes (Icó), Carleone Júnior (Frecheirinha) e Sérgio Rufino (Ipu); do presidente da Câmara de Sobral, vereador Paulo Vasconcelos; do secretário da Fazenda do Estado Mauro Filho; dos ex-deputados estaduais Neto Nunes e Rogério Aguiar, do ex-senador Luís Pontes, dentre outras lideranças politicas e comunitárias da região.

SAIBA MAIS
Padre José Palhano de Saboia foi prefeito de Sobral entre 1958-1962, uma candidatura na época que contou com todo apoio de Cesário Barreto, pai de Cesar Barreto, comerciante e líder classista, na época. Tudo para afrontar o líder politico Chico Monte. Em 1962, Padre Palhano foi eleito Deputado Federal, sendo o 3º mais votado do estado, mas teve seu mandato cassado 2 anos depois com a implantação do golpe militar.

Palhano estudou em Roma, e além de sacerdote também era advogado e radioamador. Fundou a Rádio Tupinambá AM. Pilotava aviões tipo Teco-teco, inclusive fundou o Aeroclube de Sobral. Veio a falecer em 1982 de complicações da Diabetes.