sexta-feira, 16 de junho de 2017

Setur anuncia data para edital de recuperação e modernização do Bondinho de Ubajara

A Secretaria do Turismo do Estado definiu, finalmente, a data do edital de licitação para recuperação e modernização do bondinho de Ubajara (Serra da Ibiapaba): 18 de julho próximo. O ICMBio garantiu a permissão para a intervenção, já que o equipamento está numa área de preservação ambiental federal.

Desde 2015 que o equipamento está sem operar, prejudicando uma região que contava com o bondinho como uma das suas principais atrações para atrair grupos de turistas do Brasil e do Exterior. O teleférico vai receber modernização pela primeira vez, após 42 anos, completados no último dia 14 de março. A reforma terá investimento de R$ 10 milhões.

Além da recuperação da estrutura metálica da estação superior, o bondinho vai receber obras de renovação das cabines, modernização das estruturas e equipamentos eletrônicos e mecânicos, recuperação da coberta da estação inferior, construção de banheiros nas estações superior e inferior e reforma da estrutura de apoio existente na estação superior. Outro ponto da reforma é a urbanização da estação superior com rampas de acesso e escadaria.

A liberação do processo licitatório, que há tempos aguardava parecer do Ministério do Meio Ambiente, foi possível graças a intervenção do prefeito Renê Vasconcelos, do deputado federal Leônidas Cristino, do deputado estadual Bruno Pedroza e do coordenador do Parque Nacional de Ubajara, Gilson Mota.