quarta-feira, 28 de junho de 2017

Secretaria da Saúde realiza III Seminário de Territorialização da Atenção Básica

Na última quinta-feira (22/06), a Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia (EFSFVS) foi palco do III Seminário de Territorialização da Atenção Básica. O processo de territorialização é de fundamental importância na definição da construção dos espaços de vida e das redes de atenção à saúde da população sobralense.

O secretário da Saúde, Gerardo Cristino, falou da importância do Seminário para o crescimento e planejamento da saúde em Sobral. “São muito importantes essas ações que ocorrem anualmente. No primeiro ano, a territorialização foi voltada para o diagnóstico local de todos os CSF. No segundo, o enfoque foi à classificação de riscos das famílias. E nesse ano, o modelo está voltado para a atenção às condições crônicas. Portanto, as unidades de saúde estão trazendo experiências exitosas baseadas nos modelos de atenção as doenças crônicas”.

A coordenadora da Atenção Primária, Ana Gerúsia Gurgel, explicou que “esse processo realiza um levantamento do perfil social, econômico, cultural, demográfico, territorial, ambiental e institucional dos territórios de todos os Centros de Saúde da Família (CSF), e esses dados servem como base para as ações de planejamento em saúde”.

Atualmente o modelo de atenção à saúde está passando por uma transição, onde se busca consolidar a atenção às condições de doenças crônicas, através dos dados levantados pelas equipes.

(com informações do Blog Encontro com a Saúde)