terça-feira, 27 de junho de 2017

Santa Casa adere à estratégia QualiNEO do Ministério da Saúde

A Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), aderiu à Estratégia QualiNEO do Ministério da Saúde, que tem como objetivo a redução da mortalidade neonatal (até 28 dias de vida) e qualificar a atenção ao recém-nascido nas maternidades. O ato aconteceu mediante assinatura de termo de adesão e compromisso com a Secretaria da Saúde do Ceará (SESA), na última terça-feira (20). 

Na ocasião, a Santa Casa de Sobral foi representada pela Diretora de Enfermagem, Lucila Albuquerque. No Ceará, também estão inseridos na estratégia a Maternidade Escola Assis Chateaubriand, Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC).

A Estratégia Qualineo reúne as principais ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde para garantir ao recém-nascido o melhor início de vida e que hoje são ofertadas e acompanhadas de maneira isolada, como é o caso da Iniciativa Hospital Amigo da Criança, qualificação e habilitação de leitos neonatais, Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso (Método Canguru), Bancos de Leite Humano, Reanimação Neonatal e Transporte Neonatal. Com o Qualineo, o Ministério da Saúde pretende focar no recém-nascido como forma de dar continuidade à qualificação perinatal iniciada com a Rede Cegonha, que permitiu a melhoria da atenção à mulher desde o planejamento reprodutivo até a gestação, parto e pós-parto.

(com informações do Blog Encontro com a Saúde)