terça-feira, 6 de junho de 2017

Quem já travou a coluna? Até a Jeniffer Lopez já!

A protrusão ou hérnia de disco lombar, pode gerar compressão dos nervos que saem da coluna e levam a informação para os membros inferiores. Estes nervos são extremamente importantes e é por isso que em casos de dor aguda, nosso corpo sabidamente tenta nos proteger gerando um espasmo dos músculos superficiais da coluna para que o corpo se incline. Chamamos isso de espasmo protetor ou postura antálgica (aquela que "foge" da dor). É uma espécie de cãibra que ocorre e esse processo é muito doloroso e limitante. O paciente não consegue se mover e sente a coluna "travada".

Foi o que ocorreu com recentemente com a cantora Jennifer Lopez, que durante uma apresentação travou a coluna após executar parte da coreografia do seu show.  "No caso da cantora, especificamente, não podemos afirmar o que realmente aconteceu, porém, pelas imagens que pude ver na internet, ao ajoelhar-se e curvar a coluna para trás em demasia, o que chamamos de hiperextensão lombar, deve ter havido uma compressão grande nos discos e articulações da região lombar, o que gerou de imediato o espasmo muscular", comenta o Dr. Kerlon Lira, especialista e coluna vertebral e diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral na cidade de Sobral.

Ele, que ainda é diretor regional da ABRCOLUNA, alerta que mesmo pessoas que praticam atividade física e que tem um bom condicionamento físico, devem passar por um Fisioterapeuta para que este profissional possa avaliar como anda a saúde da coluna.

Dr. Kerlon Lira comenta ainda que quase 90% da população mundial tem ou terá dores na coluna em algum momento da vida e por isso a prevenção é cada vez mais importante. As dores podem ser intensas e assustadoras, principalmente quando se está passando por isso pela primeira vez. Graças aos avanços da ciência, casos como este podem ser tratados de maneira conservadora e a resolução é segura e rápida.

Um médico especialista em Dor fica responsável pela prescrição do melhor medicamento para cada caso para que o Fisioterapeuta especialista em Coluna possa dar seguimento ao tratamento clínico com técnicas manuais como Osteopatia. Após a avaliação inicial e conhecendo exatamente o mecanismo de lesão, o paciente passará por atendimentos que podem incluir manipulações da coluna e exercícios específicos que melhorarão os movimentos e diminuirão a dor.

Em alguns casos, podemos lançar mão de equipamentos que promovem a descompressão da coluna. São equipamentos Importados dos EUA trazidos ao Brasil pioneiramente pelo ITC Vertebral. Cada caso deve ser avaliado antes para que a melhor decisão seja tomada. O mais importante é que dor na coluna tem SOLUÇÃO!