domingo, 25 de junho de 2017

O verdadeiro Ciro Gomes que Luizianne parece não conhecer

Depois do seu desastre administrativo em Fortaleza e de sofrer uma das maiores derrotas eleitorais da história, nem indo para o segundo turno com seus infelizes 15%, a ex-prefeita Luizianne Lins estaria buscando alguma sobrevivência política midiática com a criação de polêmicas sensacionalistas vazias na imprensa.

Aparentemente ainda revoltada pelo fato de Cid e Ciro terem a superado quando lançaram Roberto Cláudio contra o seu “poste” em 2012, a ex-prefeita petista, que, segundo o sistema oficial de checagem de filiações on-line do TSE, continua mantendo a mãe filiada ao PMDB, de Michel Temer, estaria tentando sair de vítima e suposta defensora de Lula ao atacar Ciro Gomes.

Pois bem, já que Luizianne afirmou que deseja mostrar ao Brasil quem é Ciro Gomes, achei por bem e de relevância pública fazer um levantamento histórico para saber exatamente o que a ex-prefeita poderia vir a divulgar ao povo brasileiro sobre o presidenciável cearense, e chegamos a alguns interessantes fatos:

1) Ciro Gomes é o prefeito que mantém, até hoje, o recorde de aprovação em Fortaleza, bem como o recorde de aprovação como Governador do Ceará.

2) Político do executivo estadual que mais valorizou as mulheres, ao garantir o primeiro escalão do Governo do Estado mais feminino da história cearense.

3) Um dos raros casos no Brasil de um ex-governador que abriu mão de aposentadoria com dinheiro público (que hoje daria mais de R$ 80 mil mensais).

4) Em apenas 90 dias, realizou as obras do Canal do Trabalhador e salvou a Região Metropolitana de um colapso de falta d’água.

5) Como governador, recebeu o histórico Prêmio Internacional Maurice Pate do UNICEF de combate à mortalidade infantil.

6) O governador que idealizou e iniciou as obras do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e um dos governantes que mais investiram na promoção da cultura.

7) Foi com Ciro Gomes que a Transposição do São Francisco saiu do papel, quando ele foi Ministro da Integração do Governo Lula.

8) Foi o Ministro de Itamar Franco que salvou o Plano Real, ao enfrentar os banqueiros especulativos que tentaram matar o Real logo no seu nascimento.

9) É atacado por seu temperamento e por falar exatamente o que pensa (o que muitos defendem ser uma qualidade, tendo em vista que seria melhor ter um indignado com o que acontece com o Brasil como presidente em vez de algum outro suposto lord de conversa mansa e falsa).

10) Um dos raros casos de político brasileiro que não usou sua influência nem para acessar financiamento público subsidiado para construir império empresarial pessoal ou rede de mídia em sua base política.

11) Está há 30 anos na política e, mesmo tendo passado pelos mais altos cargos com ordenação de despesa, mantém uma invejável e histórica ficha limpa.

12) Único político brasileiro que foi deputado, prefeito, governador e ministro, que luta há anos contra a exorbitante taxa de juros que está no centro da grave deficiência competitiva brasileira.

Para ser bem sincero, quando Luizianne me estimulou a conhecer o verdadeiro Ciro Gomes, eu esperava muitas coisas, menos que eu fosse encontrar a interessante história de um caso incrivelmente raro de político brasileiro.

(Artigo do Jornalista Hélio Rocha Lima)