terça-feira, 6 de junho de 2017

I Seminário Pisa for Schools em Sobral reúne 400 educadores

Cerca de 400 educadores da rede municipal e estadual participaram do I Seminário Pisa for Schools em Sobral, na última sexta-feira (2), no auditório do campus Mucambinho, da Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento abordou o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – PISA for Schools, que será aplicado no segundo semestre de 2017, nas escolas de Sobral, avaliando competências e habilidade em Ciências, Matemática e leitura.

A solenidade foi aberta com a apresentação do Quarteto de Cordas da Escola de Música de Sobral e contou com a participação da prefeita em exercício Christianne Coelho. O secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, destacou os novos desafios da educação de Sobral em busca da excelência. “Após dois anos debruçados sobre o tema, nós vamos implantar uma nova etapa do avanço educacional de Sobral, com a implementação dos novos currículos, baseados nos melhores currículos internacionais. A implantação do PISA faz parte destes avanços”, disse o secretário, reforçando também a importância da participação dos professores da rede estadual, que recebem os alunos egressos da rede municipal.

Pisa for Schools
No segundo semestre deste ano, o Pisa for Schools será aplicado em 50 escolas brasileiras, destas 19 estão no município de Sobral, sendo 16 públicas e três privadas. O objetivo da aplicação do Pisa é analisar a aprendizagem dos estudantes das melhores escolas do Brasil, comparando com uma referência internacional, além de mapear os pontos fortes dessas escolas avaliadas e o que pode ser aperfeiçoado. Além do Brasil, os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Espanha, Moscou e Brunei.

O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) é uma avaliação internacional projetada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para obter referências sobre o desempenho de estudantes de 15 anos de idade em Ciências, Matemática e leitura. O Pisa for Schools é uma avaliação específica para medir o desempenho dos alunos em pequenas comunidades escolares e tem questões similares ao Pisa tradicional.

O evento também contou com a participação do presidente do Conselho de Educação do Ceará, Pe. José Linhares; do diretor do campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral, Vicente Pinto; do coordenador da 6ª CREDE, Daniel Costa; além de representantes da secretaria de Educação de Fortaleza.

(com informações do Blog de Sobral)