terça-feira, 27 de junho de 2017

DICA DE SAÚDE - ITC VERTEBRAL

Caros amigos,
Nós que cuidamos de pessoas com problemas de coluna temos o hábito de relacionar sobrepeso à dor nas costas. Só que o contrário também é válido. Tenho visto muitas pessoas chegarem no consultório com queixas de dor lombar, sem alterações patológicas no exame de imagem e com algo em comum: dietas feitas de maneira irresponsável. Ao avaliar, diminuição de tônus muscular perceptível à palpação. São pessoas ativas, com uma rotina de treino bacana, mas sem noção de periodização, dieta e descanso.

Perder peso rápido demais sem orientação profissional através de dietas "malucas" sem embasamento científico ou suplementos "milagrosos" é um risco. Perde-se massa magra, o tônus muscular diminui e a coluna tadinha, sofre! Geralmente são pessoas jovens e que por falta de informação passam por um processo que chamados de instabilidade articular.

Coluna instável é um risco durante os treinos e pode ser motivo de dor. Se você tiver passando por isso, converse com um nutricionista e com um profissional de educação física. Perder peso rápido demais com esse tipo de dieta, além de não ser saudável, não é sustentável. Além disso, perder peso é diferente de emagrecer. Emagrecer requer mudança, sobretudo na mente.

Ter um "corpo legal" pode ser até legal desde que você faça tudo com responsabilidade, sem pressa, sem cobrança, sem paranóia.
Por hora é só! Até a próxima...

Kerlon Lira
Fisioterapeuta especialista em Coluna Vertebral
Diretor do ITC VERTEBRAL em Sobral
Diretor do Instituto Pilates em Sobral
Diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna.