sexta-feira, 2 de junho de 2017

Congresso Internacional Saúde e Sociedade, promovido pela UVA, UFC e EFSFVS, reúne em Sobral especialistas das áreas de Saúde e Educação

Sobral sedia até este sábado, 3 de junho, o Congresso Internacional Saúde e Sociedade, realizado, conjuntamente, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia (EFSFVS). A solenidade de abertura foi realizada na noite da última quarta-feira, 31 de maio, no Centro de Educação a Distância do Ceará (CED).

Tendo como tema central “caminhos da saúde enquanto projeto societário”, abordado na palestra de abertura pelo Prof. Dr. Marco Akerman, do Departamento de Prática de Saúde Coletiva da USP, o Congresso reune acadêmicos, pesquisadores, representantes de movimentos sociais, profissionais e especialistas das áreas de Saúde e de Educação, com o objetivo de “ampliar o diálogo entre a Academia, os Serviços de Saúde e a Sociedade como um todo”.

Estão credenciados 752 participantes e 673 trabalhos foram aprovados para apresentação no Congresso, que teve 12 conferencistas convidados, entre eles, a Vice-Governadora do Ceará e professora da UVA, Izolda Cela e Prof. Dr. Manuel Desviat, médico psiquiatra e Consultor da Organização Mundial da Saúde, em Madrid, Espanha.

Ao se dirigir aos congressistas em nome das três instituições promotoras, o reitor da UVA, Fabianno Cavalcante de Carvalho, falou da importância da realização do evento para o município e para a região. “O evento acadêmico que iniciamos hoje é de grande importância, não somente pelo interesse científico, mas também pela pertinência social e política do seu tema central, sendo uma oportunidade para o debate de ideias, a troca de experiências e a partilha de conhecimentos, num cenário de crescente dinamismo científico e pedagógico”, afirmou o reitor.

O reitor da UVA também ressaltou a importância da parceria entre as instituições promotoras do evento. “Estas instâncias, que se unem no compromisso de dar respostas aos sistemas local e regional de Saúde e à Política Nacional de Formação para a Saúde, a partir do interior do Estado do Ceará, têm agregado mais parceiros e colaborado também com a educação de profissionais, em especial para a Estratégia Saúde da Família”, disse o reitor.

Também compuseram a Mesa Diretora na solenidade de abertura o Presidente do Congresso Internacional Saúde e Sociedade, Prof. Percy Galimbertti (UFC); a Vice-Reitora da UVA e Vice-Presidente do Congresso, Prof.ª Izabelle Mont’Alverne; a Vice-Prefeita de Sobral, Cristiane Aguiar; o Secretário de Saúde do Estado, Henrique Javi; o Secretário de Saúde do Município, Gerardo Cristino; a Diretora da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, Prof.ª Socorro Dias; o Diretor do campus da UFC em Sobral, Prof. Vicente Pinto; o Presidente do Conselho de Saúde do Município, Zezé Leal; e o Diretor do CED, Prof. Rodolfo Sena.