sexta-feira, 2 de junho de 2017

Ceará registra menos inscrições do ENEM

As inscrições confirmadas no Ceará para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 caíram 33,7% em relação ao ano passado. A baixa segue movimento já observado em todo o País. O número total de inscrições para o exame é o menor desde 2012.

Este ano, 341.393 candidatos se inscreveram para as provas no Ceará. Ano passado, foram 515.601 inscritos. Ainda assim, o Ceará é o sexto estado brasileiro com maior número de inscrições. No Nordeste, perde apenas para a Bahia, que somou 425.562 candidatos confirmados.

A redução é em parte fruto das mudanças nas regras. Este ano, o exame perdeu a função de certificação de conclusão do Ensino Médio, o que o tornou menos atrativo. A certificação agora voltará a ser feita pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, que será realizado no segundo semestre.

Houve também mudança nas regras de isenção da taxa. Até 2016, a gratuidade era feita por meio da autodeclaração. A partir deste ano, o benefício passou a ser concedido pelo cruzamento de dados com a base do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e o Censo Escolar. Muitos dos candidatos afirmaram que não conseguiram fazer tal confirmação pelo site.

Fonte: O Povo Online