sexta-feira, 9 de junho de 2017

Bondinho de Ubajara será finalmente modernizado

O processo licitatório do projeto de reforma e modernização do teleférico do Parque Nacional de Ubajara deve ocorrer no próximo dia 18 de julho, conforme informação divulgada pela Secretaria do Turismo do Estado. Desde 2015 que o equipamento está sem operar, prejudicando o turismo da região, e estava aguardando análise técnica do Ibama e do ICMBio, em Brasília.

A solução do problema começou a se desenhar em março deste ano, quando o deputado federal Leônidas Cristino (PDT) defendeu a obra durante audiência com o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, na qual também esteve a presidente do Ibama, Suely Araújo, acompanhado do deputado federal Weverton Rocha (PDT-MA).


O investimento de R$ 10 milhões está previsto em agenda de compromissos do governo do Ceará com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“Mostramos que o protocolo celebrado com aquela agência de fomento vence em três meses e solicitamos ao ministério do Meio Ambiente e ao Ibama que fosse agilizado o processo de análise técnica e necessária autorização do processo licitatório”, afirmou Leônidas Cristino.



Segundo Leônidas Cristino, o equipamento é de “extraordinária importância” para o município de Ubajara, a Chapada da Ibiapaba e o estado do Ceará. O deputado observou que o prefeito Renê Vasconcelos, de Ubajara, um entusiasta dessa obra, considera que a revitalização do bondinho contribuirá decisivamente para o fortalecimento da atividade turística de toda a Chapada da Ibiapaba.