quinta-feira, 18 de maio de 2017

Santa Casa de Sobral participa do seminário da Programação Geral de Serviços de Saúde (PGASS)

Na quarta-feira (10), foi realizado no auditório do Hospital Regional Norte, o  seminário da Programação Geral de Serviços de Saúde (PGASS). O evento reuniu 171 representantes e gestores da saúde, técnicos, além de representantes da Procuradoria da República Federal, Ministério Público e Defensoria Pública, estiveram presentes o Secretário da Saúde do Estado, Henrique Javi, o Secretário da Saúde de Sobral, Dr. Gerardo Cristino, o diretor administrativo da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), Zózimo Medeiros, o diretor técnico do Hospital do Coração/SCMS, Dr. Joaquim David Neto e o coordenador da COPAS/SESA, Francisco Ivan Júnior.

“A importância dessa pactuação pode ser dividida em dois pilares. Um é a transparência, para a gente ter percepção clara da demanda e da oferta dos serviços de saúde na macrorregião. A outra condição é poder reorganizar o sistema, de tal maneira que possa ser utilizado ao máximo o potencial de oferta de todas as unidades de saúde na região", afirmou o secretário da Saúde do Estado, Henrique Javi.

A PGASS substitui a Programação Pactuada Integrada (PPI) e é novo modelo de pactuação das ações e do financiamento da saúde entre os municípios e o Estado, baseados na tripla meta, que além da assistência, inclui também a vigilância em saúde e a assistência farmacêutica. Os critérios e parâmetros da PGASS são referenciais quantitativos utilizados para estimar as necessidades de ações e serviços de saúde, constituindo-se em referências para orientar os gestores do SUS dos três níveis de governo no planejamento, programação, monitoramento, avaliação, controle e regulação das ações e serviços de saúde.

As decisões são tomadas de acordo com as realidades epidemiológicas e a disponibilidade de recursos orçamentários e financeiros, sem qualquer caráter impositivo ou obrigatório, visando a equidade de acesso, a integralidade e a harmonização progressiva dos perfis da oferta das ações e serviços de saúde.

(com informações do Blog Encontro com a Saúde)