sexta-feira, 12 de maio de 2017

Leônidas Cristino comemora aprovação em 1º turno da PEC que viabiliza prática da vaquejada

O deputado federal Leônidas Cristino usou sua rede social nesta quinta-feira (11/05) para comemorar junto com os nordestinos a aprovação em primeiro turno da PE Nº 304/17, uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que viabiliza a prática da vaquejada. O texto foi aprovado por 366 votos favoráveis e 50 contrários. Houve ainda seis abstenções. Como já foi aprovada no Senado, a proposta ainda precisará passar por mais uma votação na Câmara, em segundo turno, para ser promulgada.

“Foi uma vitória do Nordeste e do Ceará a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 304/17 na noite de quarta-feira (dia 10) que retira os entraves jurídicos à prática da vaquejada. Votei pela continuidade desta atividade, considerada como manifestação cultural e bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro.

A maioria esmagadora de 366 a 50 votos indica que será tranquila a aprovação no segundo turno de votação na Câmara. Prevaleceu o bom senso e o reconhecimento desta atividade de entretenimento e lazer que gera empregos e movimenta a economia dos municípios.

Dados da Associação Brasileira de Vaquejada (Abvaq) indicam que a atividade movimenta R$ 600 milhões por ano, gera 120 mil empregos diretos e 600 mil indiretos.

Um ponto relevante é tratar, cuidar e proteger os animais envolvidos neste esporte equestre. Os organizadores, vaqueiros e simpatizantes não aceitam mais que os animais sejam vítimas de maus-tratos. Valeu!!, boi.”