sexta-feira, 12 de maio de 2017

Endividados agora podem negociar débitos bancários pela internet

Na última terça-feira (09), o Governo Federal lançou a 4ª Semana Nacional de Educação Financeira, que permitirá aos endividados renegociarem suas pendências com os bancos pela Internet. A ação acontece até o dia 31 de maio por meio do site AQUI.

De acordo com a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, uma força-tarefa está sendo iniciada para ajudar os consumidores a solucionarem suas dívidas. Após o contato do endividado, “a instituição financeira tem dez dias para responder e o consumidor tem 20 dias para dizer se aceita a proposta de renegociação ou se não tem condições de aceitar”, explicou Arthur Rollo, secretário nacional do Consumidor no Ministério da Justiça.

Entre as dívidas da população, o cartão de crédito é o principal “culpado”, sendo responsável por 39% das queixas. Segundo o Banco Central, clientes bancários chegaram a registrar quase 900 mil reclamações contra instituições financeiras somente em 2016, especialmente por conta dos juros altíssimos (considerados abusivos em comparação aos padrões internacionais).