sábado, 27 de maio de 2017

Ceará é 1º no Nordeste e 2º do Brasil com o maior número de alunos matriculados na Educação Profissional

O Ceará é o primeiro estado do Nordeste e o segundo do País com o maior número de estudantes matriculados na rede pública em Educação Profissional de Nível Médio. São 47.034 alunos que conciliam o tradicional Ensino Médio com disciplinas voltadas para o mercado de trabalho. O dado é do Anuário Brasileiro da Educação de 2017, divulgado pelo Movimento Todos pela Educação.

Conforme aponta a vice-governadora Izolda Cela, as matrículas na rede de escolas profissionais já representam 11% das inscrições de todo o Estado. “É um número expressivo, pois mostra um esforço real do Governo em firmar esta rede como uma alternativa educacional para os jovens do Ensino Médio”, disse.

Izolda, que também é educadora, reforça que os bons resultados são consequência de dois pilares: compromisso do Governo do Ceará com a formação educacional e investimento no protagonismo desses estudantes. “Terminar o Ensino Médio com um certificado de ensino técnico não deve significar o fim da carreira estudantil para eles. Com o certificado, os alunos têm condições favoráveis de trabalhar e de buscar outras qualificações, como o Ensino Superior”, avalia. “Outro pilar é o investimento no protagonismo, no sentido de responsabilidade, desenvolvimento de atitudes, de participação, de solidariedade. Isso é importante no processo de formação”, acrescenta a vice-governadora.

O Anuário também mostra que o Ceará é o primeiro estado do Nordeste com o maior número de jovens no Ensino Médio regular. Em 2015, 63,7% dos adolescentes com o perfil da categoria estavam matriculados – em 2001, o percentual era de 29,7%. O índice do Estado em 2015 supera, inclusive, a média do Brasil, que apresenta a taxa de 62,7%.

(com informações do Governo do Estado)