sexta-feira, 21 de abril de 2017

Apae Sobral atua na qualidade de vida a centenas de pessoas

Fundada em 1990, tendo à frente Conceição Sousa Ponte, sua idealizadora e presidente, a Apae de Sobral é resultado do esforço contínuo de pais, familiares e amigos de pessoas excepcionais, que não tinham na cidade nenhuma instituição que atendesse às necessidades desse público específico.

Foi daí que passou a receber ações de defesa de direitos e prevenção, orientação, prestação de diversos serviços e apoio à família, direcionado à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, além da promoção de valores, como ética, humanidade e amor.

A entidade possui sede própria, dividida em três prédios, onde se integram as áreas de educação, saúde, cultura, esporte e lazer, formando uma rede socioassistencial com referência em habilitação e reabilitação, convivência e fortalecimento de vínculos entre as pessoas atendidas e seus familiares. Além de doações de sócios e da execução de diversos serviços, os recursos também vêm de projetos sociais e da participação em seleções públicas ou concursos

Parceiros
Atualmente, a Apae mantém convênios com a Rede SUS; com a Ação Continuada, que é um conjunto de ações de proteção social que visam o fortalecimento de indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade; e com a Secretaria de Educação do Estado e a Prefeitura de Sobral, na manutenção de algumas ações desenvolvidas.

A sistemática aplicada pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Sobral é complementar à escolar regular, pois o atendimento só se dá com a comprovação de matrícula dos alunos na rede de ensino. A Associação funciona na Rua Maestro Acácio Alcântara, 164, no Bairro Junco. Doações em dinheiro podem ser feitas por meio da conta corrente número 21021-8, agência 4272-2- Banco do Brasil.

(com informações do Blog Sobral Online)