terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Santa Casa de Sobral gera redução de 14,81% no consumo de energia elétrica em janeiro

Adotando políticas de eficiência energética, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral alcançou uma redução recorde no consumo de energia em janeiro deste ano. O consumo foi reduzido em 14,81% em janeiro na comparação com o mesmo mês do ano anterior. A diminuição também foi observada em meses anteriores: outubro (queda de 8,28%) e novembro (4,1%). O objetivo também é o desenvolvimento de políticas de responsabilidade ambiental, garantindo a sustentabilidade e o consumo consciente.

O engenheiro eletricista da Santa Casa de Sobral, José Wilker Frota, explicou que o plano de eficiência energética contempla ações como a substituição das lâmpadas fluorescentes por LED’s, troca dos ares condicionados de janela pelos splits, que consomem menos energia. Ainda estão sendo pensadas outras ações voltadas para o consumo consciente de energia e de água nas dependências do hospital. “Em relação às ações que já realizamos, conseguíamos calcular previamente a redução na conta. A conscientização não é palpável, mas gera muitos ganhos. Buscamos também a responsabilidade ambiental”, ressaltou Frota.

O ganho para a Santa Casa será de uma economia de energia de 100 Kw/h correspondente a R$ 30 mil na conta quando o processo estiver concluído. A política de eficiência energética busca gerar o consumo eficiente da energia elétrica na instituição a fim de desenvolver ações estratégicas voltadas ao contexto institucional do hospital. Além disso, busca analisar a estrutura energética em vários segmentos, objetivando otimizar os investimentos e outros ganhos relacionados ao consumo eficiente.

(com informações da Rádio Muvuca)