quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Escola de Saúde da Família Visconde de Sabóia forma mais duas turmas de residência multiprofissional

A noite da última segunda-feira (13/02), foi marcada pela cerimônia de encerramento da 12ª turma do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, 7ª turma do Programa de Residência Médica em Psiquiatria e 2ª turma do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), campus Derby.

O título de especialista em Saúde da Família foi concedido para 27 profissionais das áreas da Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Na área médica, 01 profissional concluiu a Residência Médica em Psiquiatria. Já o título de Especialista em Saúde Mental foi concedido a 09 profissionais das áreas de Enfermagem, Educação Física, Psicologia e Serviço Social.

A mesa principal do evento foi composta pelo Secretário da Saúde do município de Sobral, Dr. Gerardo Cristino Filho, pela Diretora da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, Dra. Maria Socorro de Araújo Dias, pela Vice Reitora (representando o Reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú), Dra. Izabelle Mont`Alverne Napoleão Albuquerque, pela coordenadora da 2ª Turma de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Profa. Claudine Carneiro Aguiar, pela coordenadora da 12ª turma de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, Profa. Márcia Maria Santos da Silva, pelo preceptor da Residência Médica em Psiquiatria que representou a coordenadora Narceli América de Alencar Azevedo, Prof. Mikkael Duarte dos Santos, pelo preceptor da Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Prof. Aristides Parente da Ponte Filho e pela mãe da residente Lia Rodrigues Vasconcelos, a Sra. Aldaísa Maria Rodrigues dos Santos.

Durante a solenidade, o secretário da Saúde, Dr Gerardo Cristino, falou da importância de considerar o processo histórico de transformação de serviços e práticas no sistema local de saúde: "Não podemos esquecer do passado, muitos trabalharam e estudaram para formar essa residência sólida, e aqueles que deram o primeiro passo no passado de forma direta ou indireta ajudaram vocês a estarem aqui hoje. Essa residência é fundamental para que possamos melhorar ainda mais a saúde pública", destacou.

SAIBA MAIS
As residências em saúde são processos formativos desenvolvidos pela Secretaria Municipal da Saúde de Sobral (através da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia), juntamente com a Universidade Estadual Vale do Acaraú. O financiamento dos Programas de Residência é de responsabilidade do Ministério da Saúde e da Prefeitura Municipal de Sobral. Dentre as instituições parceiras figuram a Universidade Federal do Ceará, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, e o Hospital Dr. Estevam Ponte, além dos diversos serviços que compõem o Sistema Saúde Escola do município.