quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Defensor dos animais faz desabafo e convoca sobralenses para se engajarem na luta

Caros amigos sobralenses,

Desde a última segunda-feira, dia 13 de fevereiro de 2017, as redes sociais não param de registrar comentários sobre as atividades realizadas por agentes do Centro de Controle de Zoonoses, administradores do Mercado Público e membros da Vigilância Sanitária para uma suposta ação de captura de cães errantes no interior do Mercado Central. A Gestão Pública foi duramente criticada pelos ‘maus tratos aos animais’ e isso chamou a atenção de nós que participamos das instituições de proteção animal sediadas Sobral.

Na tarde do mesmo dia, membros da Federação da Associações, Organização Não-Governamental, Sindicatos e Profissionais de Proteção Animal Estado do Ceará - FAOS/CE, Associações Anjos de Patas, Associação Seres Viventes e Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB/Sobral, foram a sede do CCZ averiguar o que realmente havia acontecido. Ali, o grupo foi recebido pelo Dr. Raimundo Neto, diretor do órgão, e a ele foi indagado sobre o destino dos animais capturados até as 16h daquele dia.

Solicito, Dr. Neto nos garantiu ter sido apreendido apenas um animal, canino, macho, que foi capturado no interior do Mercado, e que está sob a guarda do CCZ para exames de rotina. Aproveitamos para verificar o abrigo de animais do CCZ, e ali encontramos 11 (onze) felinos, 02 (dois) animais soro positivo de leishimania e 02 (dois) animais aguardando adoção, sendo que um destes já foi conseguido nova família naquela mesma tarde.

Escrevo-lhes este comunicado, pois vejo com tristeza, muitas pessoas usarem as redes sociais e virtuais com falas de repúdio, de tristeza e de alagamentos de lágrimas e dor, mas sem nenhuma AÇÃO concreta para minimizar o sofrimento dos animais de rua.

Se você deseja mudar está triste realidade, saia do mundo virtual e venham para o mundo real. Participe como colaborador efetivo das ONG’s que cuidam da proteção dos animais. Ajude a divulgar o trabalho dessas entidades, organizar grandes eventos de adoção, realizar palestras de orientação e sensibilização para adoção, e outras ações voltadas para o RESGATE, A PROTECAO E CUIDADO COM OS ANIMAIS.

Alex Paiva
Associação Seres Viventes