sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

XXI Encontro dos “Profetas da Chuva” será realizado em Quixadá neste sábado (14)

A população da região Central espera com ansiedade mais um encontro dos “Profetas das Chuvas”, evento que sempre ocorre no segundo sábado de janeiro, de cada ano. Homens e mulheres do sertão que fazem previsões para o período popularizado de “inverno”.

É tradição que se perpetua de geração em geração: todos os anos, os profetas e profetisas da chuva usam como instrumentos para as suas previsões a sintonia com a natureza, rituais, a observação dos ventos, formigueiros, cupinzeiros, casas joão-de-barro, o juazeiro, a flor do mandacaru, a barra da lua, a pedra de sal, dentre outras “experiências”, como são chamadas as fontes de seus estudos, feitos a partir de observações ao longo do ano, que prenunciam como será a próxima quadra chuvosa do Ceará.

Em 2017, será realizada o 21ª Encontro dos Profetas da Chuva, a expectativa segundo o organizador João Soares, é que atraia de 30 a 35 “profetas” de várias cidades cearenses. O evento, que faz parte do calendário climático-ambiental brasileiro, é promovido pelo Instituto de Viola e Poesia do Sertão Central. Neste ano, o evento que sempre acontecia paralelo, o Encanta Quixadá, onde reunia violeiros não será realizado por falta de verba.

A população aguarda uma boa quadra chuvosa há, pelo menos, seis anos a região Central enfrenta uma grande estiagem. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), ainda não apresentou o prognóstico dos meses de fevereiro a maio. O 21º Encontro dos Profetas da Chuva acontecerá no pátio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus de Quixadá, a partir das 8h deste sábado, 14.

Neste ano, um cenário triste será mostrado para o mundo, trata-se do açude Cedro, que está totalmente seco. Segundo João Soares, nesta sexta-feira, 13, às 14h, acontecerá um evento na Câmara Municipal de Quixadá, com a presença do Secretário Estadual de Agricultura Dedé Teixeira.

Fonte: Revista Central

Postar um comentário