terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Previsão para a semana é de chuvas no Ceará

De hoje até quinta-feira, 5, a previsão é de chuvas no Ceará. É possível que as precipitações cheguem a 50 milímetros (mm) e alcance desde o Norte do Estado até as regiões do Maciço de Baturité e Serra da Ibiapaba. Para a quadra chuvosa cearense, que começa em fevereiro, as previsões ainda são inconstantes.

O prognóstico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é otimista. O modelo utilizado pelo órgão considera a comparação de 2017 com anos análogos. Ou seja, as séries de precipitações fornecem informações sobre as irregularidades temporais. “As secas são cíclicas. A cada 25 anos, o Nordeste vive uma seca severa, de até cinco anos. Depois desse ciclo, vêm dois anos de boas chuvas”, diz o coordenador de meteorologia do Inmet, Expedito Rebelo.

Para esta semana, entretanto, o especialista reitera a previsão de ocorrência de chuvas. Já as previsões para 2017 não seguem a mesma tendência. “O La Niña (que influencia a ocorrência de chuvas no Estado) já está bem fraco e há uma probabilidade de 70% de ele se dissipar e não chegar até o período de quadra chuvosa, quando a gente mais precisa”, explica.

(com informações d’ O Povo Online)