quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Ex-aluno da UVA é premiado em conferência em Portugal

O bolsista de doutorado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) Esequiel Mesquita recebeu o prêmio “Best Young Research Paper Award” durante a XII International Conference on Structural Repair and Rehabilitation – Cinpar, que aconteceu na cidade do Porto, em Portugal. O artigo premiado, intitulado “Bond-slip monitoring of reinforced concrete through optical fiber sensor”, trata de um novo dispositivo baseado em tecnologia ótica para medir deslocamentos relativos no interior das estruturas de concreto armado, com precisão micrométrica e possibilidade de monitoramento em tempo real.

O Cinpar é um dos mais prestigiados eventos técnico-científicos da área de patologia e reabilitação de estruturas de engenharia civil, e teve sua XII edição sediada na cidade do Porto, em Portugal. O evento contou com a participação de cerca de 250 pesquisadores de 19 nacionalidades diferentes, dentre eles, o secretário-adjunto da Secitece, Francisco Carvalho, doutor em Engenharia Civil e um dos organizadores do evento, juntamente com a instituição da qual é professor, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).
  
SAIBA MAIS
Natural da pequena Irauçuba, Esequiel atualmente desenvolve a tese “Tools in the support of characterization and structural health monitoring of heritage constructions” na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). O doutorado está sendo orientado por Humberto Varum, António Arêde e Paulo Antunes.

Em Portugal, o bolsista tem desenvolvido sensores óticos para monitoramento dos parâmetros estruturais do patrimônio histórico e estudado o comportamento destas construções sob influência dos diversos mecanismos de dano ao longo do tempo, com o objetivo de identificar cenários de risco que, com antecedência, permita propor uma intervenção adequada no edificado, de modo a garantir sua segurança estrutural.