quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Açude Jenipapo, em Meruoca, deverá chegar 2017 com 70% da capacidade

O maior açude da Serra da Meruoca e um dos mais importantes da Bacia Hidrográfica do Acaraú, o Jenipapo  deverá entrar em 2017 com 70% de sua capacidade total.

O reservatório que hoje é responsável pelo abastecimento de cerca de 10 mil serranos também é o com melhor acumulado dos quinze monitorados pela COGERH em torno de Sobral. Apesar de perder diariamente 1cm de seu espelho d'água por dia, o Jenipapo tem hoje 2,45hm³ de água acumulado e segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará, sem chuvas, deve garantir o abastecimento para as cidades de Alcântaras e Meruoca até o final de 2017.

Construído entre serras e rodeado de palmeiras o reservatório é o terceiro com melhor condição hídrica em todo o Ceará, ficando atrás somente do Açude Gavião (81,695) em Pacatuba e do Caldeirões (75,11%) e deve ser um dos poucos do estado  a entrar na estação chuvosa com mais da metade da capacidade de armazenamento. O maior açude da Serra da Meruoca e um dos mais importantes da Bacia Hidrográfica do Acaraú, o Jenipapo deverá entrar em 2017 com 70% de sua capacidade total.

Fonte: Radar da Zona Norte

Postar um comentário