segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Federação ameaça excluir o Ferroviário de competições estaduais

Um parágrafo no Regulamento Geral de Competições da Federação Cearense de Futebol (FCF), que passará a ser incluído a partir do próximo ano, ameaça excluir o Ferroviário das disputas estaduais, sem a necessidade de comunicar a punição à CBF ou à Fifa.

De acordo com o parágrafo 2 da versão 2017 do regulamento, “em caso de acesso à justiça comum, o clube será imediatamente excluído ou eliminado da competição e não terá direito a participar, enquanto perdurar a demanda, em nenhuma série ou divisão”.

O parágrafo vai de encontro às pretensões corais de recorrer à Justiça Comum, após o Ferroviário esgotar todas as instâncias na Justiça Desportiva para a participação na Primeira Divisão do Campeonato Cearense de 2017.

O clube coral alega ter sido prejudicado pelo grande número de W.O.s (partidas ganhas pela ausência do adversário em campo) na competição, que teria beneficiado a equipe do Alto Santo, que conquistou o acesso com um ponto a mais que o Ferroviário.

Apesar da alteração no regulamento, o Ferroviário estaria protegido pelo artigo 217 da Constituição Federal, que prevê que o Poder Judiciário pode aceitar “ações relativas à disciplina e às competições desportivas após esgotarem-se as instâncias da justiça desportiva, regulada em lei”.

Fonte: Blog do Eliomar de Lima